top of page

Viver Ayurveda

“Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam (o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado (demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais (agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” (Vagbhata, Astanga Hrdayam, tradução de Murthy, 2007: vol I, p 52)


Estou aqui na cidade de Coimbatore, no estado de Tamil Nadu no sul da Índia onde todos os anos venho com alunos de todo o Brasil e de alguns países da América do Sul e Europa participando e co-coordenando o Curso Avançado de Ayurveda. O curso é organizado pela Associação Brasileira de Ayurveda (no qual fui vice-presidente de 2006 até 2014) e AVP Training Academy que é a escola internacional da renomada Faculdade e Empresa de produtos ayurvédicos do sul da Índia chamada AVP – Arya Vaidya Pharmacy, reconhecida em toda a Índia e em muitos país, pela sua forma tradicional de conduzir o ayurveda, seguindo a tradição e cultura.


OBS: a partir de 2016 o Prof. Erick Schulz coordenada o Curso Avançado de Ayurveda em conjunto com o AVP.

Alunos do Curso Avançado de Ayurveda do AVP e ABRA em janeiro de 2012 em visita ao Arsha Vidya Gurukulam próximo a cidade de Coimbatore. Esta foto é após um satsanga para os alunos brasileiros do Swami Dayananda

Como em todos os anos o curso está sendo maravilhoso, lógico que a cada ano melhora, pois, o professores vão conhecendo mais o povo brasileiro e outras culturas e assim vão se adaptando melhor a nossa forma de viver, que é exatamente o tema que escolhi para escrever aqui. Viver Ayurveda, o que é isso, afinal de contas? Será que é mais uma invenção do New Age Ayurveda que vem tomando conta de clínicas, spas, revistas, jornais e da internet? Ou o Viver Ayurveda está nos clássicos? Que são os livros base do ayurveda, os famosos Caraka e Susruta Samhita e Astanga Hridayam, além do trio menor e outros livros “secundários”.


Assistindo as aulas de grandes mestres do ayurveda do sul da Índia vamos aprendendo aos poucos que o ayurveda não está em livros, não está na mente de mestres ou gurus, não está na fala. Está em tudo, Tudo é Ayurveda, é uma frase que ouvimos muito aqui no AVP, pois é o real.


Olhe para um lado ! Olhe para o outro ! Olhe a natureza ! Olhe ao seu redor ! e através do raciocínio ayurvédico analise tudo, pronto tudo é ayurveda! Simples? Para uns pode ser, para outros complicou ainda mais. Mas o ayurveda funciona exatamente assim, tudo é ayurveda, o ayurveda está em tudo, nada escapa dele.


O Viver Ayurveda é exatamente isso, é ter consciência que tudo é ayurveda e poder assim, identificar os Doshas e através de suas Gunas correspondentes, analisando as estações do ano, analisando local, idade etc e assim conseguir viver ayurvédicamente”.


O Viver Ayurveda está em tudo, está em cada momento, é respeitar a natureza do seu corpo, a natureza da sua mente, a natureza ao seu redor. Viva e pense ayurvédicamente e, ai sim, você irá colocar em prática o ayurveda.


Vejo muitas pessoas indo em um "especialista ayurvédico" e "descobrem o seu Dosha", e a partir dai só faltam colocar em seu currículo qual é o seu Dosha, falando a verdade eu já vi isso, mas voltamos ao assunto.

Quando a pessoa "descobre o seu dosha" acha que é só fazer yoga, meditação, abhyanga uma vez por semana e ajustar algumas coisas em sua alimentação que já está praticando ayurveda, mas será que isso realmente é o ayurveda?


Viver Ayurveda está muito além disso. É respeitar a si mesmo antes de tudo e entender como funciona o seu organismo tendo como base sim o seu Dosha e as Gunas que o compõem e assim adaptar as estações, a sua idade, aos acontecimentos de sua vida, a sua alimentação, ao seu esporte favorito, a sua meditação, a sua erva, chá etc ......


Viver Ayurveda é pensar Ayurvédicamente, todos os dias, a todo o momento.


Viva Ayurveda e Seja Feliz !

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page