top of page

Tô por aqui desde que tudo era mato, ou desde das BBS: mas ainda vale a pena fazer conteúdo?

Esses dias resolvi voltar com a prática do Vlog. Já fiz muito enquanto viajava ou estava em algum evento, mas tinha deixado de fazer. Eu to na chamada “rede” fazem muitos anos. Então, todas as modalidades de me expressar na internet, já fiz ou pelo menos tentei fazer.


Apesar da minha idade, eu me considero um nativo do uso de sistemas de computadores e da internet. Cresci com ela. Meu avô era funcionário de uma multinacional de tecnologia e nos trazia, sempre que possível, máquinas onde podíamos mexer. Então, eu e minha irmã, aprendemos a mexer nos programas e também a montar e desmontar.


Além disso, tive oportunidade de estudar em uma escola que tinha um excelente centro tecnológico onde eu e meia dúzia de adolescentes e um professor curioso puderam em primeira mão aprender a mexer em BBS (bulletin board system) e fazer as primeiras comunicações com outros centros tecnológicos de São Paulo e do Brasil, tava começando ali a internet.


No começo eram só os http//: Os websites. Aí vieram os blogs onde a gente contava um pouquinho do nosso dia-a-dia, e foi assim que eu conheci meu professor Dr Robert Svoboda que tem um blog até hoje no Canal dele, que eu gosto bastante também. E assim, me comunico com as pessoas pela rede desde a era do MirC, chat do UOL, do ICQ, MSN, criei e participei de muita comunidade do Orkut.


Ou seja, EU SOU UM CRIADOR DE CONTEÚDO desde que existe internet. Lá, no começo, eu já fazia de tudo para que o instituto tivesse um site. Pagava uma fortuna, pois via a importância disso e adorava criar conteúdo, como artigos, mini GIFS, digitalizar imagens, que era uma novidade na época, todo mundo adorava colocar no site…isso era o começo de se criar conteúdo digital.


Nosso site [www.naradevashala.com.br] está aí até hoje, sempre atualizamos, criamos coisas novas, muito conteúdo, até surgirem os vídeos…os super celulares, e não paramos. Somente fomos acompanhando o desenvolvimento.


Desde 2010 seguimos criando também vídeos e muito conteúdo para o Youtube. Gravando aulas (aliás tem até um curso inteiro de introdução ao Ayurveda gratuito, por lá [https://www.naradevashala.com.br/curso-intro-ayurveda-gratis]) no Brasil e na Índia, registrando dezenas de viagens, eventos…sempre documentando tudo.


Eu nunca trabalhei “as redes” somente como um criador de conteúdo, pois sempre entendi do SUPER NICHO que temos, mesmo sendo um nicho muito amplo, mas exatamente por isso, acaba ficando mais complicado.


Desta forma, sempre recomendo que usem as redes como uma divulgação do seu trabalho, NÃO CRIE EXPECTATIVA de SER INFLUENCER ou qualquer outra coisa, não caia nessas redes de MAYA (ilusão). Não se iluda.


Bom, por tudo isso, voltei a fazer um vlog. Preciso me comunicar com as pessoas. Quanto mais perto melhor. Eu falo muito 🙂


Aliás, diga aqui, quanto essa ferramenta da newsletter é legal para você.


E talvez você queira ver como ficou essa edição de retomada do Vlog. [https://youtu.be/_T2ttUskuto?si=sDj0g58t8LnzFTP8] 


Moro na roça

Desde o início da pandemia, moro na roça. Mas já tinha decidido vir para cá antes, a pandemia só acelerou. Moro na chamada Região Bragantina, onde tem uma das maiores áreas alagadas do sistema da Sabesp, Piracaia. Vou para cidade de São Paulo, que fica a 1h30, pelo menos 1x por mês, para ministrar aula e atender. Se eu não fosse esse rapaz rato da internet, nesse momento da vida, ainda não seria possível eu ter o luxo de morar nas montanhas. 


Lixo e não existe fora

Lixo é um problema no mundo inteiro. Gravíssimo. Sempre soube disso. Indo muitas vezes à Índia, pude perceber que, com o passar dos anos, eles sabem cada vez menos o que fazer com o lixo. Desde que vim morar na roça, me dei conta que o problema que magicamente some das nossas vistas enquanto se mora na cidade, nas cidades do interior o problema simplesmente não some assim. Aqui onde moro tem coleta seletiva, mas somente na parte da cidade. Se eu quiser que meu lixo seja separado, eu tenho que levar na cooperativa. Fazemos com gosto. Fora isso, reduzimos sempre ao máximo nosso consumo de tudo. 

Aí vejo, hoje em dia, que o problema de lixo que existe na Índia não é exclusivo deles, como aqui também existe.

Tem um documentário na Netflix “A conspiração consumista” que recomendo. Porque é isso, não existe fora. 


O que to lendo:

Este livro é lindo e muito interessante: Sob efeito de plantas, por Michael Pollan, editora: intrínseca 


Álbum que não sai do ouvido:

King of Blue do Miles Davis, um dos álbuns que mais ouço para criar e escrever, amooooooooooo!!



Vem curtir meu trampo


Curso de Massagem

Como vocês sabem, trabalho com massagem desde que tenho 21 anos. De lá pra cá, foram muitos cursos, muitas especializações, muita experiência, muitas viagens à Índia para aperfeiçoar. Nos últimos anos, podemos dizer que encontrei minha filiação. O Sul da Índia é minha segunda mãe, e minha casa. De lá vem a minha melhor versão de prática de ensino de massagem abhyanga. 

No feriado de carnaval de 2025, durante 04 dias, vou compartilhar mais uma dessas experiências, com muita prática e troca de vivências lá na sede de São Paulo do Naradeva Shala. Esse curso também conta com toda uma parte teórica que se pode ter acesso pela plataforma do Naradeva Shala. 

Aqui [https://www.naradevashala.com.br/cursodemassagemayurvedica] tem tudo que você precisa saber para se inscrever e a gente se conhecer. 


Cobertura do Kumbh Mela

Sou apenas apaixonado pela Índia. Amo suas vivências estritas de espiritualidade. Esse ano resolvi me dedicar a fazer uma cobertura completa do Kumbh Mela, o maior Festival Religioso e Cultural do planeta. Uma loucura a força que emana de lá. Vem conferir no canal do Youtube o que to fazendo. Me diga se você gostou. [http://bit.ly/inscreva-se_canal_naradevashala]


Atendimento

Bom, se desde os 21 anos atendo com massagem, nesses anos as especializações em Ayurveda não pararam. Atuo há 25 anos atendendo com Ayurveda, fazendo anamneses e programas individualizados de tratamento, e formando profissionais. Sempre que vou à São Paulo faço uma temporada. Se quiser saber mais, nesse número aqui [ CLIQUE AQUI ] tem a equipe que faz a minha agenda.

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
banner naradeva (3).png

LINKS RÁPIDOS:

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever.

SIGA-ME:

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • SoundCloud ícone social

© 2022 por Erick Schulz

bottom of page