top of page

Erick Schulz representando o Brasil na Conferência do BRICS/AYUSH na Índia, set de 2016



Nos dias 10 e 11 de Setembro de 2016 fui convidado a participar representando a Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde e o Brasil da reunião do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (para quem não sabe o que é, clique aqui) que está acontecendo este ano na Índia.


Essa reunião ou conferência, que na Índia eles chamaram de Workshop, era relacionado ao BEM ESTAR, e representantes dos cinco países foram convidados a falar das novidades em cada país, como estamos trabalhando, os projetos, pesquisas, mercado, regulamentações etc.

O evento foi realizado no Hotel Sangri-la que fica na cidade de Bangalore/Bengaluru no estado de Karnataka na Índia. É a segunda vez que visito essa cidade e nunca paro de me surpreender com tamanha e majestosa megalópole que ela é, e o mais incrível é que ela não para de crescer, é conhecida também como a capital do TI.


Ao receber o convite da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde (https://frenteholistica.wordpress.com) diretamente de seu presidente o Deputado Federal Sr. Giovani Cherini, confesso que dei uma bela gelada, não acreditei no começo que eu estaria na Índia (minha segunda casa) ministrando uma palestra dentro do BRICS representando o Brasil e a Frente Parlamentar expondo a todos os chefes de estado o grande trabalho que vem


sendo desenvolvido em regulamentar o Ayurveda no Brasil.

Este evento foi organizado pelo Ministério do Estado de Karnataka, Ministério do AYUSH (para quem não sabe o que é, clique aqui) e Ministério das Relações Exteriores, todos do Governo da Índia.


O evento começou com a abertura oficial do fundador da Art of Living Sri Sri Ravishankar e com o Ministro do AYUSH Shri Shripad Yesso Naik e o Ministro “Union minister for Fertilisers and Chemicals and Parliamentary Affairs” o Sr. Shri Ananth Kumar, assim como todos os secretários dos respectivos ministérios, representantes do Estado e de cada um dos países do BRICS assim como o representante da WHO (Organização Mundial da Saúde) o Dr. Zhang Qi, Coordenador da secretaria de Medicina Tradicional da WHO - World Health Organization (Organização Mundial da Saúde) em Geneva/Suiça.


Após a abertura aconteceu uma breve apresentação de cada um dos representantes dos países, e dos Ministérios ali presentes, inclusive uma linda apresentação do Sri Sri Ravishankar. Após uma pausa começaram as falas dos representantes de cada país. E adivinhem? A minha foi a primeira.


Nervoso? Lógico que estava, mas me concentrei em Hanumanji e subi no palco e ali em português mesmo, pois é meu idioma e ali estava representando o meu país e tinha que ser em português. Contei com a ajuda de um tradutor que fez toda a tradução simultânea (ele acabou de tornando a minha voz na palestra), e pude expor um pouco de como trabalha a Frente Parlamentar, do meu trabalho (Instituto Naradeva Shala e Escola Latino-Americana de Ayurveda e do trabalho que estamos construindo com o AVP - The Arya Vaidya Pharmacy e parceiros), da regulamentação do Ayurveda no Brasil e, é lógico, tentar sempre dar uma nova visão e força as práticas medicinais tradicionais.


Fiquei muito satisfeito com a minha participação. Permaneci no evento acompanhando as outras apresentações, inclusive dos meus companheiros de Brasil, a Profa. Cecilia Mello e Souza do Instituto de Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro/RJ, que apresentou o trabalho das PICS no Brasil, assim como o Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia, e também o companheiro André de Mello e Souza do Instituto Aplicado de Econômica Aplicada – IPEA.

Delegação do Brasil

Ainda no sábado a noite, fomos levados a conhecer a feira de produtos ayurvédicos chamada AROGYA que estava acontecendo bem próximo de onde estávamos, mas para chegar lá se foram quase 01hora.


Ao chegarmos, quando esperávamos que íamos somente fazer uma visita na feira, eis que surgem o ministro do AYUSH, toda a sua comitiva, secretários e representantes do BRICS e lá fomos nós novamente para o palco.


Foi um momento interessante, pois além de palavras finais da importância daquele momento, o Ministério do AYUSH lançou oficialmente o primeiro livro de evidencias científicas do governo da Índia em relação ao Ayurveda, este é um livro que guardarei com muito carinho e quem sabe consigamos traduzi-lo no futuro.

E, após todos falarem as palavras finais, finalmente conheci a feira de produtos ayurvédicos com participantes de toda a Índia, onde mostravam novidades, pesquisas, livros, produtos etc, foi muito interessante conhecer outras frentes na Índia, outras escolas, outras fabricas de remédios e novas pesquisas.

Ainda nessa mesma noite retornamos ao hotel onde acontecia a conferência para uma linda apresentação de dança clássica de várias partes da Índia.


Jantamos com o Ministro do AYUSH, secretários etc, e com os representantes do BRICS e no domingo continuou toda a saga no BRICS/AYUSH.


Muitos me perguntaram se valeu a pena a participação na conferência - a resposta é SIM, valeu muito a pena. Por apresentar o trabalho da Frente Parlamentar ao BRICS, pela primeira vez foi falado a todos os representantes do Ministério do AYUSH os detalhes da Regulamentação do Ayurveda no Brasil, além de poder conversar com pessoas importantes do Ayurveda na Índia e das principais Universidades/Faculdades de Ayurveda na Índia.


A oportunidade de estar presente nesse evento, conhecer pessoas do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assistir ótimas palestras, fazer excelente contatos, me fez ainda ficar mais forte de continuar lutando no Brasil por práticas integrativas a toda população brasileira.


Nos mostra também que a Índia é um exemplo para todos nós com a criação e transformação do AYUSH como um Ministério, assim como fez o Primeiro Ministro da Índia o Shri Narendra Modi no dia 09 de Novembro de 2014. Tornando-se o primeiro Ministério no Mundo moderno a tratar somente de práticas tradicionais como o Ayurveda, Yoga, Unani, Siddha, Naturopatia e Homeopatia.


Continuemos trabalhando em prol do ayurveda e de todas as práticas tradicionais brasileiras e que possamos um dia ver todas elas sendo aplicadas a toda população no Brasil.


OM Namah Shivaya


Namaste


Escrito por Erick Schulz – escrito, terapeuta, professor e consultor de ayurveda e diretor do Instituto Naradeva Shala – www.naradeva.com.br

Erick foi criado nos moldes tradicionais do Sanatana Dharma (sabedoria Perene). Aos 15 anos de idade por influência de sua mãe e por decorrência da fundação do Instituto Naradeva Shala em 1994, começou a se aprofundar nos estudos do ayurveda e yoga. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page