Buscar
Erick Schulz representando o Brasil na Conferência do BRICS/AYUSH na Índia, set de 2016
- Naradeva Shala
- 11 de set. de 2016
- 5 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2022

Nos dias 10 e 11 de Setembro de 2016 fui convidado a participar representando a Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde e o Brasil da reunião do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (para quem não sabe o que é, clique aqui) que está acontecendo este ano na Índia.
Essa reunião ou conferência, que na Índia eles chamaram de Workshop, era relacionado ao BEM ESTAR, e representantes dos cinco países foram convidados a falar das novidades em cada país, como estamos trabalhando, os projetos, pesquisas, mercado, regulamentações etc.
O evento foi realizado no Hotel Sangri-la que fica na cidade de Bangalore/Bengaluru no estado de Karnataka na Índia. É a segunda vez que visito essa cidade e nunca paro de me surpreender com tamanha e majestosa megalópole que ela é, e o mais incrível é que ela não para de crescer, é conhecida também como a capital do TI.
Ao receber o convite da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde (https://frenteholistica.wordpress.com) diretamente de seu presidente o Deputado Federal Sr. Giovani Cherini, confesso que dei uma bela gelada, não acreditei no começo que eu estaria na Índia (minha segunda casa) ministrando uma palestra dentro do BRICS representando o Brasil e a Frente Parlamentar expondo a todos os chefes de estado o grande trabalho que vem
sendo desenvolvido em regulamentar o Ayurveda no Brasil.
Este evento foi organizado pelo Ministério do Estado de Karnataka, Ministério do AYUSH (para quem não sabe o que é, clique aqui) e Ministério das Relações Exteriores, todos do Governo da Índia.
O evento começou com a abertura oficial do fundador da Art of Living Sri Sri Ravishankar e com o Ministro do AYUSH Shri Shripad Yesso Naik e o Ministro “Union minister for Fertilisers and Chemicals and Parliamentary Affairs” o Sr. Shri Ananth Kumar, assim como todos os secretários dos respectivos ministérios, representantes do Estado e de cada um dos países do BRICS assim como o representante da WHO (Organização Mundial da Saúde) o Dr. Zhang Qi, Coordenador da secretaria de Medicina Tradicional da WHO - World Health Organization (Organização Mundial da Saúde) em Geneva/Suiça.
Após a abertura aconteceu uma breve apresentação de cada um dos representantes dos países, e dos Ministérios ali presentes, inclusive uma linda apresentação do Sri Sri Ravishankar. Após uma pausa começaram as falas dos representantes de cada país. E adivinhem? A minha foi a primeira.
Nervoso? Lógico que estava, mas me concentrei em Hanumanji e subi no palco e ali em português mesmo, pois é meu idioma e ali estava representando o meu país e tinha que ser em português. Contei com a ajuda de um tradutor que fez toda a tradução simultânea (ele acabou de tornando a minha voz na palestra), e pude expor um pouco de como trabalha a Frente Parlamentar, do meu trabalho (Instituto Naradeva Shala e Escola Latino-Americana de Ayurveda e do trabalho que estamos construindo com o AVP - The Arya Vaidya Pharmacy e parceiros), da regulamentação do Ayurveda no Brasil e, é lógico, tentar sempre dar uma nova visão e força as práticas medicinais tradicionais.
Fiquei muito satisfeito com a minha participação. Permaneci no evento acompanhando as outras apresentações, inclusive dos meus companheiros de Brasil, a Profa. Cecilia Mello e Souza do Instituto de Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro/RJ, que apresentou o trabalho das PICS no Brasil, assim como o Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia, e também o companheiro André de Mello e Souza do Instituto Aplicado de Econômica Aplicada – IPEA.

Comments