top of page

Um retorno às atividades presenciais em 2022

Hoje é sábado dia seis de agosto de dois mil e vinte e dois, estou em minha casa em Piracaia/SP, cidade pequena do interior paulista, moro a cerca de 14km da cidade em uma Ecovila chamada Clareando, em outro momento venho falar dela por aqui, se quiser mais informações sobre a Ecovila, escreva em algum local aí que eu posso ler.


Hj sento em frente ao computador finalizando uma sequencia de atividades que não fazíamos desde 2019, uma sequencia tão forte, que talvez muitas pessoas não possuam a menor noção de como funciona uma atividade como a que nós fazemos, então de vez em quando, eu irei usar o meu blog para contar um pouco do meu dia a dia, e também irei colocar tudo isso em voz, que fará parte do meu programa chamado 1440, que caso queira, poderá ouvir eu lendo o que está escrito no BLOG e depois, se interessar, entre no BLOG, que terá talvez alguma referencia que eu tenha colocado, ou um vídeo sugerido, algo assim, sempre um vai compensar o outro, e quem sabe isso se torne vídeo um dia, eu acho difícil, pois criei isso para funcionar assim, em vídeo vira eu contando história, aqui é a mesma coisa, mas a imaginação tem que fluir um pouco mais.

Para quem não sabe, nosso Instituto, entrou em lockdown (confinamento) em março de 2020, logo no começo da pandemia, e somente viemos abrir novamente no final de 2021, intercalando com dias abertos e dias fechados, decidimos no final de 2021 que em 2022 retornaríamos as atividades presenciais do Instituto que fica na cidade de São Paulo e que daríamos andamento no projeto que trouxe eu e a Sabrina vir morar no meio do mato, na Ecovila Clareando.


Nosso projeto em 2019 era vir para a Ecovila Clareando aos poucos, intercalando nossas atividades em SP na sede do Instituto e aos poucos trazer algumas atividades para serem realizada na região de Piracaia, local que sempre gostamos e temos muitos amigos e amigas que já moravam na região, além de ser próximo de São Paulo, com água limpa, sem poluição, a maioria das cidades vizinhas possuem a mesmas politica de cidade verde, o que nos dá esperanças em ter uma vida melhor, e este é um local perfeito para este tipo de ação, e assim começamos nossa saga.


Com tudo pronto para fazer isso aos poucos, veio a PANDEMIA, que sabemos que cada um de vocês tem uma história própria do que aconteceu nesse período muito CONFUSO da humanidade que iremos falar por tantos e tantos anos pela frente.


Como aconteceu com todos, nós não tínhamos a menor idéia do que estava acontecendo, assim como ninguém tinha, fala sério né, de vez em quando é bom, blz. Como foi algo totalmente atípico, ninguém sabia de nada, pois era preciso esperar e aí que vem a parte complicada é claro, para saber como tratar, como seria dinâmica de tratamento, de acompanhamento, isolamento etc. Seria preciso esperar, aguardar, e foi nesse momento, quando começou a ficar claro para nós a dinâmica disso, resolvemos tranquilamente que estava na hora de vir para a Ecovila, isso foi duas semanas depois de darem o primeiro lockdown.

A dinâmica que quero dizer é, estava claro que isso iria demorar, e aí está o resultado, o número de mortes está caindo, que bom, mas os casos de pessoas contaminas aumentam de tempos em tempos, e agora começamos a nos deparar com as sequelas dos pós-covid, de pessoas que tiveram covid e de alguma forma estão tendo sequelas.


Naquele momento, não pensamos duas vezes, e viemos, com tudo, super estratégia para vir no pico da pandemia, e correu tudo bem, fizemos toda a mudança em um dia, nunca vi nada igual hahahaha, mas chegamos aqui e de abril de 2019 até dezembro de 2021 não fizemos nada na região, pois o protocolos de segurança não estavam prontos e não tínhamos uma idéia clara de como fazer em segurança os CAMPS que seriam as atividades principais que iriamos trazer para a nossa região para facilitar as coisas, pois antes os CAMPs eram realizamos em locais incríveis, cada um com suas particularidade, e precisamos locomover muito, levar muitas coisas, e fazer algo próximo da Ecovila, estamos falando de 500metros.



Com tudo isso na cabeça e prontos, no final de 2021, começamos o planejamento de reabertura 100% das atividades presenciais do Instituto, tanto na sede urbana em SP, que já estava funcionando presencial, mas não 100% pois muitas pessoas estavam ainda preferindo tudo online que iremos manter as atividades também e aos poucos retornando ao presencial.


E assim se dá uma organização de CAMP, no final de 2021 começamos a organizar quatro edições de CAMPs, em um local totalmente novo, uma retomada a questão presencial, pouco tempo para muitos e muito tempo para outros, sinceramente pouco tempo para os CAMPs que se realizaram em janeiro e no carnaval, mas a volta precisava acontecer e assim como foi em todos os CAMPs que demos início, foi a mesma sensação, e fluíram maravilhosamente bem, realmente trazer os CAMPs para essa região, pela proposta da localidade, faz muito mais sentido.

1ª edição do Ayurveda Camp de Verão - 2022
2ª edição do Ayurveda Camp de Verão - 2022

E claro, com a experiência, vem as melhorias, com a prática vem as expertises, e as melhorias vão acontecendo conforme os CAMPs vão acontecendo e assim aconteceu, nos dois CAMPs de Inverno que aconteceram no mês de julho, que de inverno mesmo, somente a noite, pois de dia era sol e lindos dias, aconteceu de forma maravilhosa também, onde recebemos o Dr. Paritosh da Índia, depois de uma PAUSA de três anos sem vir, por causa da PANDEMIA também e agora já começa a organização dos CAMPs 2023.

1ª edição do Ayurveda Camp de Inverno - Julho/22
2ª edição do Ayurveda Camp de Inverno - Julho/22

Agora voltamos ao Ritmo normal e em 2023 para nós já existe na agenda, as planilhas já começam a serem feitas e preenchidas, compras de produtos, organização de aulas, materiais de apoio, cardápio, apoio logístico, começam a serem revistos e reavaliados, como todos os anos fazemos, o trabalho é de UM ANO, para a realização de cada CAMP, são muitas pessoas envolvidas e que na maioria vocês nem sabem que existem, mas estão ali no whats, fazendo compras, resolvendo problemas, limpando, cozinhando, dando aula, traduzindo, organizando, se dedicando, pois é assim que gostamos que tudo flua naturalmente como uma linda engrenagem cheia de Snigdha (óleo) hahahaha


Os CAMPs foram criados dentro de um propósito, um propósito sólido dentro da estrutura de pensamento de treinamento e estudos antigos védicos, que é onde com um grupo de pessoas com o mesmo interesse, e um ou mais professores ou professoras, passa-se um período estudando um determinado assunto. Isso ao decorrer dos anos, receberam muitos nomes em muitos locais do mundo, mas o mais interessante que até hoje continua funcionando, principalmente quando vamos estudar alguma estrutura de pensamento que foi criado dentro deste tipo e forma de ensinar, que é o caso do Ayurveda e de diversas outras ciências antigas da humanidade.


Por isso a idéia dos CAMPs, este nome, somente é um nome moderno, do que chamam de retiro, imersão, asharam, gurukula, etc, a idéia é a pessoa se jogar nos ensinamentos, e não se preocupar com alimentação e mais nada, somente aos estudos e afazeres básicos necessários do dia a dia, muitas pessoas me perguntam por que não poderia ser 100%, até com limpeza completa etc. Isso é um ponto muito importante, mas em momentos como este que não são definitivos na vida e são assim considerados passageiros, precisamos ainda nos manter conectados com a realidade da vida, o que é melhora para manter a realidade da vida? Limpar nossa própria sujeira, cada pessoa lava a sua louça, e seu quarto e banheiro também né.


A idéia do sistema é você aos poucos somente focar em uma coisa só, durante um mínimo de tempo para conseguir absorver o máximo possível do conteúdo, não é fácil, mas imaginar que na época eles já se preocupavam com isso, imagine hoje em dia com celulares, computadores e tablets, além do excesso de barulho, excesso de luz, não dormiu bem a noite passada pois tinha barulho na rua, não comeu bem pois se atrasou, e por aí vai, isso nada acontece num CAMP.


Então a proposta do CAMP são vários fatores que juntos formam o CAMP, essa é a idéia, e que vocês possam vir estudar e se jogar no oceano de conhecimento que o ayurveda tem para dar a vc.


Com a realização dessas quatro edições de CAMPs em 2022, já pensamos em outras atividades além dos CAMPs, que em breve iremos divulgar em nossas redes, e aproveite se tem alguma sugestão deixe nos comentários.


Lembre que este é um Blog somente, onde irei contar algo do meu dia a dia, além disso, as vezes irei falar de um filme, ou um seriado, e quem sabe um curso, não sei o que vai ter aqui amanhã, mas se quiser saber, me siga nas redes sociais que estão em algum local.


E lembre você está lendo este Blog, ouça o podcast dele, e se você está no podcast, dá um pulinho no Blog e deixe sua marca por lá!


Obrigado a cada um que está nos ouvindo ou lendo ou os dois e voltamos em breve para mais um ERICK SCHULZ BLOG CAST hahahaha


Namaste

Erick Schulz

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page